quinta-feira, 3 de maio de 2012

Para o meu manjericão

"mas é só um manjericão"

A cada manhã vou até a cozinha em meus pijamas, esquentar o leite, misturar o chocolate, tomar a xícara ali mesmo, de pé. E lá está ele, alegre, toda vez acho que vai me dar um "bom dia", e de certa forma o balançar de suas folhas me cumprimenta e me anima. Minha única companhia tão cedo no dia.

De semente virou a mini plantinha vigiada com cuidado, e agora essa quase árvore que precisa de um vaso maior. Cresceu ali mesmo na bancada, a vida germinando diante dos meus olhos sonolentos no café da manhã. O verde brotou, cresceu, deu cheiro e gosto. Torna a vida tão simples se assim descrita.

No almoço ou em um eventual jantar, recolho algumas folhas pra dar sabor ao prato de iniciante na cozinha. Até disfarça a minha falta de prática. Nunca folhas demais, quero que ele continue crescendo forte, vistoso.

Hora do almoço, chego em casa, como sempre, esfomeada. Entrando pela porta dos fundos, já que só tenho essa chave, vejo os galhos tortinhos na busca pelo sol se debruçarem sobre a janela para dar tchau a quem passa. Lindo, simples, natural, não faz esforço nenhum e me conquistou.

Mesmo de noite, quando não há claridade do Sol para fazer suas folhas brilharem, ele me faz companhia. Sento por vezes no banquinho e fico olhando pra ele, pensando na vida, lendo, escrevendo, quase dormindo. Me traz uma calma, um refresco à alma, uma vontade de ter uma horta, ou algo assim.

Mas aí, vale lembrar a doida aqui, é só um manjericão.

9 comentários:

  1. Nada de "só" em algo "tão". Pergunte a Voltaire s lição! E lá vai ele grande qual tratado em "embrião". Dizem há muito, saiba: "toda semente traz em si a árvore que será".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =) meu manjericão ficou tão importante, até Voltaire apareceu ^^ plantei sementes não sei de que, daqui algum tempo descubro que árvore vai dar ... :p

      Excluir
  2. Alice

    Que gostoso te ler. Teu modo delicado de falar da plantinha me prendeu até o final da leitura.
    Gostei do seu espaço e da forma como escreve.
    Voltarei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou =) seja muito bem vinda e volte sempre ! ^^ beijos

      Excluir
  3. Olá, obrigada por ter passado pelo meu e deixado recadinho.
    Amei seu texto e seu blog, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada =] suas visitas são muito bem vindas! Beijos ^^

      Excluir